domingo, 19 de dezembro de 2010

Desabafo: Preconceito

Tento evitar ao máximo expôr minha opinião quanto aos acontecimentos da sociedade, porém, o que vou dizer não é um opinião...trata-se de uma decepção, um desgosto por tamanho desrespeito.
Não posso mentir e dizer que cresci acreditando que o ser humano é livre para fazer aquilo que deseja, certo que não prejudique ou machuque alguém. Sei que essa seria a forma mais livremente correta de levar a vida, mas com certeza não é o padrão atual. 

Sempre que paro para pensar em crimes por preconceito ou no preconceito por si, fico com dúvidas em minha mente sobre o que é certo ou errado, aquilo que é permitido ou não de se fazer em uma sociedade tão moderna como a que vivemos. Na verdade, gostaria de não pensar nisso. 

Os casos estão cada vez mais frequentes e a hipocrisia social cada vez maior. Afinal, até quando homossexuais sairão de casa e precisarão se preocupar com lâmpadas nas mãos de um grande babaca? Ou quanto tempo vai durar essa vontade dos negros em mostrar que merecem um lugar na sociedade porque outros babacas tentam excluí-los?

É sabendo de casos como esse que penso bem antes de me vestir ao sair de casa. Pode ser que o preconceito do dia seja por aqueles que usam tênis de alguma marca, ou porque estão de moletom...as pessoas perderam a referência do limite, do correto e bom. Sinto um misto de nojo e raiva, algo próximo da revolta.

Eu poderia falar realmente tudo que penso, mas tenho medo de sair de casa e ser acertado por um taco de baseball e filhinhos de papai vestindo roupas de marca incorporando algum tipo de Chuck Norris e me acertarem com chutes e socos sem nem ao menos eu saber o que fiz de errado. 

Quem pode ser culpado? A família por não dar a devida educação? As escolas por não se importarem com caráter dos alunos? A polícia por não os prender? Ou alguma religião que tenha como princípios obscuros a desigualdade?

O que me surpreende é que isso não parte daqueles que são mais velhos, de gerações mais conservadoras e hipócritas. Vem de gerações atuais, jovens dos 15 aos 24 anos que discriminam outros jovens que não estão nem se preocupando com a vida alheia, só querem viver suas próprias vidas. Sejam negros, homossexuais, religiosos, gordinhas e até a família Restart, é errado! Cada um tem a droga do direito de viver sua vida, ter seus gostos e vontades. Vamos celebrar a diferença que cada um tem dentro de si, a diferença que torna cada um especial. Sem agressões, sem desrespeito ou asco.

Não deixo gravado aqui um pedido de mudanças, apenas um desabafo de um cidadão revoltado por viver em um país onde o ser humano não tem o direito de ser aquilo que realmente é.

@rafapimentel_


Gostou do Post? Assista a crítica de Arnaldo Jabor:

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. bem escrito concordo independente da posicao sexual =)

    ResponderExcluir
  3. O melhor texto q já li seu.. na boa ^_^
    A verdade é que a gente se sente prepotente com tuudo isso! como você disse é um misto de nojo e raiva. Dá vontade é de andar armado e de pegar um filha da puta desses por aí.. essa é a minha vontade. Triste, mas parece que só assim as coisas resolvem?

    ResponderExcluir
  4. Rafa... adorei, concordo com cada palavra...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Rafa, como cidadão ótima visão da sociedade e ainda penso que muitas pessoas se salvam desse emaranhado de preconceituosos que existe. Pelo lado jornalístico, foi super lógico e direto adoro textos assim, coisa que não consigo fazer por decreto nenhum.

    Nha, eu sei que vc num vai muito com minha cara mas eu acho vc super di boa Paraéns ;P

    ResponderExcluir
  6. o pior é que essa é uma realidade VERGONHOSA.até quando,poxa ? adorei seu texto rafa,parabéns.
    :*

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Preconceito em 2011 é no mínimo incompreensível. Boa idéia, bom texto (mas mudaria algumas coisas) rsrsr Desculpa a ranhetisse. Abraço!

    ResponderExcluir